Calendar
April - 2025
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Home
Adicionar aos favoritos Adicionar aos favoritos







Clientes/Colaboradores/Parceiros
Resumo Publico PWA 2013
DESCENTRALIZAÇÃO

É a menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos.

Situações em que ocorre a descentralização:
A carga de trabalho está volumosa e/ou demasiadamente complexa;
A situação anterior provoca morosidade no processo decisório;
Pela maior ênfase que a empresa quer dá em relação produto x mercado;
Para encorajar o desenvolvimento gerencial de seus executivos lotados na média e baixa administração;
Para proporcionar maior participação, motivação e comprometimento.

VANTAGENS:
Possibilidade de gerar maior especialização nas diferentes unidades organizacionais;
Menor exigência de tempo nas informações e decisões;
Maior tempo à alta administração para outras atividades;
Possibilidade de gerar efeito competitivo, o que pode aumentar a produtividade;
Maior facilidade de definição de objetivos e metas para as unidades organizacionais e as pessoas;
Possibilidade de maior desenvolvimento das pessoas nos aspectos administrativos e decisórios;
Possibilidade de maior motivação e comprometimento;
Possibilidade de atendimento mais rápido às necessidades da empresa e das unidades organizacionais;
Diminuição de conflitos entre os vários níveis hierárquicos da empresa.

DESVANTAGENS:
Sistemas inadequados no sentido de compreensão do desenvolvimento dos subordinados;
Possibilidade de efeitos negativos na motivação
Maior necessidade de controle e coordenação;
Risco de duplicar esforços para executar determinadas atividades;
Maior dificuldade de normatização e de padronização;
Maior ineficiência na utilização de recursos da empresa.