Calendar
April - 2025
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Home
Adicionar aos favoritos Adicionar aos favoritos







Clientes/Colaboradores/Parceiros
Resumo Publico PWA 2013
DELEGAÇÃO

É a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando a correspondente responsabilidade pela execução da tarefa delegada.
São elementos básicos:
A tarefa que foi transferida do chefe para o subordinado; e
A obrigação (responsabilidade) que o subordinado tem para com o chefe na realização dessa tarefa transferida.

Considerações importantes:
A autoridade deve ser delegada até o ponto, e na medida necessária, para a realização dos resultados esperados;
A autoridade deve ser proporcional ao nível de responsabilidade alocada no cargo e/ou função;
A responsabilidade não pode ser delegada, pois nem o chefe nem o subordinado podem livrar-se totalmente, de suas obrigações, designando outros para realizá-las;
A clareza na delegação é fundamental, com designação precisa, entendida e aceita.

Importância da delegação
Permite coordenar trabalhos mais complexos e abrangência maior;
Permite maior produtividade da equipe de trabalho, por meio de maior motivação, menor tempo de espera para a tomada de decisão, maior desenvolvimento da equipe e maior interação entre as unidades organizacionais;
Permite amplitude de controle mais adequada;
Permite melhor aproveitamento dos recursos;
Proporciona maior segurança para a empresa.

Existem determinadas regras práticas para tornar a delegação mais efetiva e adequada, que o analista de O e M deve procurar aplicar na empresa, entre elas:

Selecionar o subordinado adequado;
Proporcionar um nível de autoridade compatível com as atividades exercidas pelos subordinados;
Explicar, com precisão e clareza, as atividades e os resultados esperados;
Recompensar, um bom resultado apresentado pelo subordinado;
Criar condições adequadas de motivação;
Treinar e ajudar os subordinados em suas atividades;
Ter adequados canais de comunicação;
Ter disposição para aceitar erros;
Incrementar o nível de participação dos funcionários;
Desenvolver adequado nível de confiança, por meio de treinamento, participação reconhecimento e troca de idéias;
Criar condições para forçar os subordinados a tomar decisões, dando-lhes, ao mesmo tempo, o apoio que se fizer necessário;
Fazer com que os subordinados saibam o que tem de ser feito e quais os resultados esperados, incluindo o nível de qualidade e o prazo de realização.